Página Inicial
Linhas de Atuação
Avaliação Econômica
Nossos Clientes
Trabalhos Realizados
Consultores Associados
Documentos de Referência
Fotos
Fale conosco


ConDet oferece a seus clientes o conhecimento e a experiência de consultores associados com formação multidisciplinar, cobrindo diferentes segmentos do desenvolvimento de negócios na indústria mineral. O perfil profissional de alguns integrantes da mencionada equipe de consultores encontra-se apresentado a seguir:

CALAES, Gilberto Dias (http://lattes.cnpq.br/7073273553370011)

Formação: Técnico em Mineração; Economista, com pós-graduação em Economia Mineral, especialização em Economia da Pesquisa e doutorado em Geologia Regional e Econômica (UFRJ/IGEO/DG).
Atuação: mais de 40 anos na indústria mineral, atuando em entidades públicas e empresas privadas investidoras e prestadoras de serviços técnico-econômicos; Atuou como Professor visitante de Política e Economia Mineral da UFRJ/ IGEO/ DG; Instrutor em programas de treinamento de várias entidades; Diretor de ConDet Ltda. (www.condet.com.br)    
Experiência: Planejamento estratégico; Análise de investimentos; Avaliação econômica de empreendimentos; Estudos de mercado e de viabilidade; Promoção e desenvolvimento de negócios; Estruturação de funding; Ordenamento territorial; Desenvolvimento regional sustentável e competitivo; Arranjos produtivos locais/ regionais; Autor do livro Planejamento Estratégico, Competitividade e Sustentabilidade na Indústria Mineral: Dois Casos de Não Metálicos no Rio de Janeiro. 2005, 242 p.  Redes: APROMIN, CYTED, IERJ, IPANEMA e PDAC.

CALAES, Fernando Antônio Moreira

Formação: Engenheiro Agrônomo (UFViçosa); Engenheiro Especialista em Saneamento e Ambiental (F.C.Ottoni - UFMG) e MBA em Gestão Financeira (IBMEC).
Atuação: mais de 30 anos atuando em gestão, estudos e projetos nas áreas Financeira, Administrativa, de Planejamento e Ambiental; desde o estudo de viabilidade, o conhecimento do mercado, a montagem de estruturas de capitais e a estruturação de funding para os projetos envolvendo todas as alternativas (Project Finance), até a análise da oportunidade de geração de Créditos de Carbono. Ampla atuação e relacionamento com entidades internacionais de investimentos, negociações e sólidos resultados financeiros para diferentes aplicações.
Experiência: executivo com experiência desenvolvida e consolidada em empresas de grande porte nos segmentos de siderurgia, mineração, industrial, biotecnologia e agronegócios, notadamente em reflorestamento, álcool e biodiesel.

COELHO, José Mário (http://lattes.cnpq.br/3717826330415888)

- Formação: Engenheiro de Minas (UFPE, 1966); especialização em Sondagem para Pesquisa Mineral (USGS, 1975), Engenharia Econômica (1975); Engenharia do Meio Ambiente (1992); mestrado e doutorado em Economia Mineral (UNICAMP, 1996 a 2001).
- Atuação: mais de 40 anos de atividades, iniciando como Engenheiro de Minas no Grupo João Santos. Em 1970, ingressou na CPRM, onde desenvolveu trabalhos de pesquisa mineral e economia mineral no Brasil e no exterior. Desenvolveu trabalhos de consultoria para várias empresas de mineração.  A partir de 2002 iniciou carreira docente na UERJ e, desde2004, na UFRJ. - Experiência: Atualmente é Professor do Departamento de Geologia, ministrando as disciplinas de Economia e Planejamento Mineral, Economia dos Minerais Não-Metálicos, Recursos Energéticos e Avaliação de Jazidas Minerais.

DRUMMOND, Dagoberto

Formação: Geólogo com pós-graduação em Sensoreamento Remoto e Business Administration.
Atuação: mais de 40 anos de atividades em programas de exploração mineral para ouro, diamantes e metais-base, bem como em planejamento, implantação e operação de unidades de extração, beneficiamento e comercialização de rochas ornamentais.
Experiência: i) Geólogo de Exploração (Sopemi e Shell); ii) gerente comercial da Andrade Gutierrez Granitos S.A.; iii) vice-presidente da A.G. Granito Inc. (Houston, Texas); iv) Country Manager da Placer Dome e v) diretor de Geólogos Associados S.A..

FERREIRA, Gilson Ezequiel

- Formação: Economista, com pós-graduação em Economia Mineral, mestrado em Engenharia Mineral e doutorado em Engenharia Mineral (USP, 2000).
- Atuação: 40 anos de atividades na área de Economia Mineral, tendo executado diversos trabalhos para entidades tais como BIRD, SEPLAN, MME e MCT e governos estaduais. Participou de diversas comissões oficiais para definir políticas e estratégias para desenvolver a mineração nacional. Tem vários trabalhos publicados em sua área de especialidade.                         - Experiência: i) Economista mineral no DNPM (1973 a 1975); ii) Economista mineral na METAMIG - atual CODEMIG (1975 a 1978); iii) Economista mineral da Secretaria de Minas e Energia da Bahia (1978 a 1982) e iv)Tecnologista Senior do MCT (a partir de 1982). 

GURGEL do Amaral, José Alexandre                                                                                                         

- Formação: Engenheiro de Minas e Metalurgia, com mestrado em Sistema de Gestão. Área de Concentração: Meio Ambiente.
Atuação: mais de 40 anos de experiência no setor metalúrgico, principalmente nas áreas de produção, engenharia (básica e de detalhe), e gerenciamento de projeto.
Experiência: i) elaboração de estudos de viabilidade e gerenciamento de implantação de empreendimentos mínero-metalúrgicos; ii) elaboração de estudos de conservação e recuperação ambiental direcionados para a reciclagem e redução de perdas de materiais em processos mínero-metalúrgicos; iii) auditoria ambiental e gestão ambiental e iv) organização e execução de cursos, palestras e seminários em Gestão Ambiental.

LACERDA, Carlos Alberto de Melo

Formação: Advogado, com especialização em direito mineral e mestrado em Geociências (UNICAMP, 2000).
Atuação: mais de 30 anos de experiência em direito comercial, com especialização em Direito Minerário e Ambiental.
Experiência: i) assistência em processos de obtenção de outorgas de pesquisa e lavra; ii) diligenciamento e verificação de direitos minerais junto ao DNPM; iii) assistência em avaliações econômicas de direitos minerais; iv) assistência em negociações de acordos relacionados à aquisição, incorporação e arrendamento de direitos minerais e v) autor de Comentários ao Código de Mineração.

MACHADO, Iran Ferreira (http://lattes.cnpq.br/9273970810726254)
       
- Formação
:Geólogo (UFPE, 1961); PhD em Geologia (Universidade de Uppsala, 1965); estágiosno USGS, no Serviço Geológico da Suécia e na Universidade de Montreal.-       
- Atuação
: mais de 40 anos de atividades no serviço público (DNPM, CPRM e CGEE), na iniciativaprivada (Prospec S.A. e Construtora Mendes Júnior) e na academia (Unicamp). Fezparte do núcleo pioneiro de geólogos da Companhia de Pesquisa de RecursosMinerais, em 1970/71. Durante onze anos coordenou projetos de pesquisa mineralda Mendes Júnior para caulim, níquel, ouro, diamante, chumbo, zinco, fosfato,nióbio, cassiterita, quartzo e cobre. Em 1982, participou da implantação dapós-graduação da Unicamp em Administração e Política de Recursos Minerais,dirigida para geólogos, engenheiros de minas, economistas e advogadosbrasileiros e estrangeiros. Foi Diretor Associado do Instituto de Geociênciasda Unicamp durante cinco anos. Participou de um painel de especialistas paraelaborar a revisão do Plano Quinquenal do Serviço Geológico da África do Sul.Durante quatro anos, foi conferencista da Escola Superior de Guerra, no cursode Altos Estudos de Política e Estratégia. Autor de quase uma centena deartigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros, dois livros ediversos capítulos de livros, além de orientar cerca de vinte alunos depós-graduação. 

MEIRA BARBOZA, Frederico Lopes
 
- Formação:Geólogo (Univ.Fed.PE,1966); M. Sc. em Economia Mineral (Colorado School ofMines, USA, 1971), Especialização emEngenharia Econômica (Univ. Católica PE, 1979), e MBA em AdministraçãoFinanceira e Mercado de Capital (FGV, 2003).
- Atuação: Geólogo Sénior com larga experiência em Exploração Mineral, Geologia de Minas eEconomia Mineral (M.Sc.) e com atuação em cargos de destaque tais comoSecretário Nacional de Minas e Metalurgia (SGM/ MME) e Diretor deDesenvolvimento e Economia Mineral do Departamento Nacional da Produção Mineral(DNPM). A partir de 2000, como  DiretorPresidente da Chromaconsultoria, vem atuando em consultoria na área de EconomiaMineral.
- Experiência: Elaboração e formulação de políticas públicas; Economia mineral; Avaliação deRecursos Minerais, incluindo as áreas de: (i) estudos de mercado:  ii) análise de investimentos; iii) avaliaçãode depósitos, jazidas e empreendimentos minero-industriais; (iv) coordenação eelaboração de estudos de economia mineral (estatísticas minerais, tributaçãomineral, comércio exterior , perfís econômico de produtos minerais,participação em organismos de cooperação internacional, Planos Diretores deMineração em Regiões Metropolitanas, etc..); v) prospecção mineral e geologiade minas; mais de 20 trabalhos publicados em revistas e livros no Brasil e noexterior.

MOTTA
,  Régis da Rocha  (http://lattes.cnpq.br/7227377089145811)

- Formação: Engenheiro Civil, pela UFRGS; MSc. em Sistemas e Pesquisa Operacional, IME, RJ; Ph.D. em  Mining Enginnering, Imperial College, London; Pós-doutorado, Colorado School of Mines, EUA.
- Atuação: mais de 40 anos de experiência em planejamento mineiro, com ênfase em pesquisa operacional e sistemas de análise econômico-financeira e de riscos e incertezas. Ex-engenheiro da MBR (1974/89). Atual professor do curso de Engenharia de Produção do Dep. de Engenharia Ind. da UFRJ.
- Experiência: Desenvolvimento e aplicação de softwares de planejamento mineiro (ex.: "Avaliação de reservas de minério de ferro da Mina de Mutuca"- tese de doutorado; "Simulação digital das operações de um terminal marítimo para carregamento de navios com minério de ferro" - dissertação de mestrado); Possui diversos artigos (ex.: "Sistema de Suporte à Decisão Exploratória"); Autor de Análise de Investimentos: Tomada de Decisão em Projetos Industriais. Ed. Atlas, 2002. 391 p.

PIQUET Carneiro Neto, Bernardo   

- Formação: Engenheiro de Minas e Metalurgia, com pós-graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial.
- Atuação: mais de 40 anos de atividades na indústria mineral, atuando em empresas de mineração e agências governamentais envolvidas com atividades de pesquisa, extração e processamento mineral, bem como proteção e recuperação ambiental.
Experiência: i) planejamento técnico-econômico de empreendimentos mínero-industriais; ii) gerenciamento de implantação e operação de unidades de lavra e processamento; iii) Avaliação econômica de empreendimentos e direitos minerais e iv) assistência na otimização de empreendimentos mínero-industriais.

SOUZA, Alexandre de

Formação: Geólogo; curso de extensão em Gerenciamento Ambiental pela Tufts University, Boston, USA; especialização em Gerenciamento Corporativo de Assuntos Ambientais.
Atuação: mais de 40 anos no setor mineral, com atividades nas áreas de exploração mineral (geoquímica, mapeamento e sondagens); gerenciamento de patrimônio mineral e coordenação de concessões, auditoria e controle ambiental.
Experiência: i) controle de concessões minerais; ii) contratos de associação para pesquisa e lavra; iii) negociação de acordos com proprietários de solo e  iv) gestão ambiental de projetos.

SOUZA, Petain Ávila de
 
Formação:Engenheiro de Minas (UFPE/1969); Economista (UDF/1977); Especialização emEconomia de Recursos Minerais (FGV-RJ/ 1973); Mestre em Administração ePolítica de Recursos Minerais (UNICAMP/1994); e, Doutor em Geociências(UNICAMP/2000).
Atuação:Atualmente, consultor nas áreas de Avaliação Econômica de Projetos de Mineração eIndustriais, Estudos em Economia Mineral e Engenharia Financeira aplicada aPlanos de Negócios e Equilíbrio de Contratos de Arrendamento de DireitosMinerários.
Experiência: Engenheiro de Minacom mais de 30 anos na indústria mineral. Na Itapessoca Agro Industrial S/Aatuou na pesquisa e lavra de gipsita na Chapada do Araripe. Na MineraçãoSertaneja S/A (Grupo Brasimet), participou da pesquisa, lavra e tratamento deminério de tungstênio no Rio Grande do Norte. No DNPM, a partir de Dez/1970, atuouem vários Estados do Nordeste, bem como em São Paulo e no Paraná. Na sede(Distrito Federal) exerceu diversas funções na Divisão de Fomento da ProduçãoMineral e na Divisão de Economia Mineral (Chefe da Seção de Análise Econômica,Assistente do Diretor desta Divisão e Coordenador do Anuário MineralBrasileiro). Exerceu a função de consultor do Ministério das Minas e Energia demarço/2002 a agosto/2004.

SZUNDY, Alexandre Vilas Boas

 - Formação: Engenheiro Metalurgista, com cursos de especialização em economia pela FGV e em técnicas gerenciais avançadas pela FDC/INSEAD - França  
 - Atuação: Mais de 40 anos  em posições de direção, em empresas de mineração, material elétrico, siderurgia, engenharia, energia nuclear, comércio exterior  e  incorporação imobiliária. 
- Experiência: Direção geral, planejamento estratégico, processos de reorganização empresarial, administração de recursos humanos e informática, estudos  de viabilidade, análise de investimentos, co-autoria e redação do artigo Alinhando a Cadeia Geradora de Valor no Foco do Cliente desenvolvido no INSEAD e publicado na Revista de Marketing Industrial.

TORRES, Domingos Drumond

Formação: Geólogo, com especialização na direção de programas de exploração e desenvolvimento de empreendimentos auríferos.
Atuação: mais de 40 anos de atividades, principalmente em exploração para minérios de ferro e ouro. Na CVRD (25 anos) foi responsável pela área de negócios de ouro, formulando a política e a estratégia de implantação dos projetos Fazenda Brasileiro, Maria Preta, Itabira, Riacho dos Machados e Igarapé Bahia.
Experiência: i) planejamento e gerenciamento de programas e projetos de exploração, desenvolvimento e operação de unidades produtoras de ouro; ii) superintendente da SUMEN (CVRD) e iii) presidente da  Mineração Novo Astro (CMA / TVX Group).

WEISZ, Joel

Formação: Engenheiro Eletricista, M.Sc. em Engenharia Industrial e pós-graduação em Engenharia Econômica.
Atuação: mais de 40 anos de atividades como engenheiro industrial, trabalhando em diferentes áreas, com ênfase em desenvolvimento tecnológico e estudos de planejamento no campo da economia mineral.
Experiência: i) planejamento estratégico e análise do ambiente de negócios; ii) estudos de mercado; iii) avaliação de projetos de investimento, com análise de riscos e incertezas; iv) modelos quantitativos de tomada de decisão; v) gerenciamento de projetos industriais; vi) arranjos produtivos locais / regionais.

PARCERIAS:

·  COGNÉTICA Ltda.

.  CHROMA Consultoria Ltda.

.  DST - Drummond Stone Trader

.  F&C Consultoria e Projetos Ltda.

.  GEOSISTEMA - Geologia e Controle Ambiental Ltda., Belo Horizonte - MG

.  J. A. Gurgel do Amaral Consultoria Técnica Ltda.

.  LACERDA Advogados

·  MINASERV - Serviços de Mineração Ltda.

·  Ronaldo Alves & Associados - Consultores em Exploração e Produção de Petróleo


 
Top